quarta-feira, 2 de abril de 2008

Termo 'spam' faz 15 anos

Spam


A odiosa prática de envio de mensagens não solicitadas via email data de 30 anos, todavia seu apelido mais popular, "spam", surgia há 15 anos, cunhado por um dos administradores da rede de fóruns Usenet.

Foi Joel Furr o criador do termo, inspirado em um dos quadros famosos do grupo cômico inglês Monty Python, noticiou o site Digital Trends.

Em entrevista ao site BBC, Furr afirmou que o aniversário do termo não é motivo de celebração, mas sim de pesar, já que até hoje muitos grupos de discussão são impraticáveis graças ao abuso dos spammers.

O primeiro spam teria sido enviado no dia 3 de maio de 1978, quando um representante de marketing da firma de computadores Dec convidou um grande número de usuários da Arpanet a conhecer os produtos da fabricante. O vendedor foi punido por quebrar as políticas da rede, porém hoje, graças a tantas tecnologias criminosas empregadas na distribuição de tais mensagens, como o uso de redes botnets, em que computadores infectados por malware integram uma rede de distribuição sem que seu proprietário saiba, é difícil localizar os responsáveis.

Trinta anos depois de sua criação, quinze anos após o início de sua popularização, o spam é um problema que parece não ter solução e continua assolando servidores, bloqueando transmissões e diminuindo velocidade de redes, infectando computadores com malware e facilitando a invasão de máquinas. O grupo de combate ao spam, Spamhaus, estima que atualmente mais de 90% de todas as mensagens eletrônicas transferidas pela rede seja spam, sendo que destas 80% estejam sob a responsabilidade de 200 spammers.


Parabéns aos Spammers, hoje eles vão dar presentes a todos com o dobro de spans nas suas caixas de entrada.

Adicione aos Favoritos
Adicionar ao Blogblogs Envie este link para linkTo!" Envie este link para Brasil Source Adicionar ao Rec6 Adicionar ao diHITT Adicionar ao Linkk Adicionar ao Eu Curti Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Digg Adicionar ao StumbleUpon

Um comentário:

Gustpg disse...

olá, sou do Portal Swell e indiquei o teu blog pra um meme (faiz uma visita lah)... pensei numa parceria, que tal?

se estiver afim, manda um e-mail pra mim:
gustavo.gouveia@poli.usp.br